• Maralyza Pinheiro

Documentos de negócio em Gerenciamento de Projetos



Conheça os documentos de negócio que são super importantes em um projeto e veja como ele “amarra” os objetivos de TODOS os envolvidos.


Eles são essenciais para o ciclo e as etapas de execução do projeto, além de servirem como parâmetro para novos projetos, garante que a organização tenha o registro do histórico de sua evolução a partir dos cases, até mesmo os que não deram certo.


Daí a importância da documentação, percebeu?

A dica de hoje, da nossa super Maralyza da MPGED tá demais!


O que são esses documentos?


Documentos de negócio são essenciais para o ciclo e as etapas de execução de um projeto. Além de servirem como parâmetro para novos projetos, garantem que a organização tenha o registro do histórico de sua evolução a partir de cases. Incluindo aqueles que não deram certo...


Daí a importância da documentação.


O gerente de projetos deve garantir que a abordagem de gerenciamento capture a finalidade dos documentos de negócio. Existem dois documentos que são desenvolvidos e mantidos em todo o ciclo de vida do projeto.



O patrocinador do projeto geralmente é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do documento de business case. Já o Gerente de Projetos (GP) é responsável por fornecer recomendações e supervisão para manter as medidas de sucesso de business case, termo de abertura do projeto e plano de gerenciamento de benefícios alinhados entre si e as metas e objetivos da organização.


O GP deve realizar a adaptação apropriada dos documentos de gerenciamento e seus respectivos projetos. Em algumas organizações, o business case e o plano de gerenciamento de benefícios são mantidos no nível do programa.


Com isso, os gerentes de projeto e programa devem trabalhar juntos e alinhados.



Mas o que é esse tal de programa?


Trata-se de um grupo de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estrategicos.


A próxima figura ilustra o impacto dos documentos em um projeto, mostrando de forma clara o ciclo de vida desses documentos em relação ao ciclo de vida do projeto em si.


A figura anterior e a próxima estão contidas no PMBOK v6.0, aquele mesmo que falamos no post anterior.




3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo