Entenda o que são dados e metadados

Aprenda a identificar o seu objeto de trabalho na gestão de informação!


Metadado usa o prefixo "meta" que significa "além de", "que transcende", "posterior". Os metadados são utilizados para classificar, organizar e possibilitar a busca posterior. Exemplo bem simples:


#pratodosverem Ilustração de uma caixa de papelão. A caixa é o dado. Do outro lado da caixa aparece o texto: pra encontrar essa caixa eu preciso dos metadados: número da caixa? localização da caixa? cor? código? descrição do conteúdo?


O que eu posso extrair de metadados dessa caixa? O objetivo de registrar os metadados de um conteúdo é o de descrever melhor os dados (conteúdo da caixa). Os metadados estão lá para responder perguntas que serão feitas por usuários/clientes.


Exemplos de perguntas que podem ser feitas pelos usuários:

  • quais livros existem sobre determinado assunto?

  • quais produtos desse site são da marca X e da cor vermelha?

  • quais produtos têm frete grátis?

  • quais notícias falam sobre tal político em 2020?


O usuário busca por meio de metadados, e ainda costuma refinar sua pesquisa por meio de filtros.


Os filtros de pesquisa utilizam metadados e propriedades para auxiliar na encontrabilidade daquela informação específica. Exemplo de filtros: por cor, por ano, por marca, por autor, por categoria, por preço etc.


Os metadados circunscrevem os dados, mais ou menos assim:



#pratodosverem Caixa de papelão no centro. Da caixa saem linhas e no final de cada linha há um metadado.Exemplo de alguns: número da caixa, fabricante, cor, peso, inflamável? etc.

E se fosse um livro?


 #pratodosverem Ilustração de um livro no centro. Do livro saem linhas e no final de cada linha há um metadado. Exemplo de alguns: autor, título, ISBN, assunto, peso, quantidade de páginas, etc.

O pulo do gato está em entender que a recuperação, ou seja, a busca deve atender às "necessidades" do usuário em encontrar o dado. Assim, o usuário poderá gerar informação e aplicá-la como e onde quiser (contexto).


#pratodosverem Árvore feita de lego no centro (ela representa um conjunto de dados); À direita da árvore estão as peças de lego das quais a árvore foi construída. Essas peças representam os metadados (peças do tipo cor marrom; tipo bricks; 9,6mm). À esquerda da árvore estão várias árvores e animais feitos de lego, a árvore é indicada como a informação dentro de um contexto. No caso, o contexto é a floresta.

Corre no link aqui embaixo e acessa o novo vídeo do Canal do Bibliothinking no Youtube! Vamos desconstruir a informação e encontrar o dado e o metadado.


DICA:

No vídeo, eu conto um pouco do meu trabalho lá na Globo!


Acesse o vídeo:



Conheça também a nossa playlist no Youtube: Aulas de UX.

25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo