top of page
  • Foto do escritorLygia Canelas

Design Thinking não é UX

Atualizado: 14 de jul. de 2023


Vamos começar assim: Design Thinking é uma abordagem. UX é uma cultura, uma mentalidade. Design Thinking é UMA DAS MUITAS FERRAMENTAS pra se utilizar quando você trabalha em uma empresa cuja cultura é o UX, ou seja, uma cultura de projetar experiências CENTRADAS NO USUÁRIO.


Mas tanto o UX quanto o Design Thinking possuem princípios semelhantes, pois ambos se fundamentam nos 3 pilares do Design:


Empatia, experimentação e colaboração.

Design Thinking é profissão? Não, mas UX Design é sim.


Portanto, UX não é Design Thinking.


Agora sim, eu vou trazer os conceitos de Design Thinking e de UX.


O Design Thinking é uma abordagem iterativa que busca entender o usuário e confrontar suposições para encontrar estratégias e soluções para resolver um problema. É uma ferramenta poderosa para INOVAÇÃO, ela tem como objetivo dissolver mindsets, gerar o caos, desconstruir...


A confusão vem por conta das 5 etapas do Design Thinking, sugeridas pela metodologia clássica da d.School (Instituto de Design de Stanford):


Empatia: pesquisa centrada no usuário com o objetivo de compreender seus anseios, dores, necessidades e objetivos.


– Definição: trabalho de síntese dos dados obtidos na fase de empatia, buscando definir um foco para um determinado problema.


– Ideação: geração de ideias e exploração de possíveis soluções, utilizando técnicas e ferramentas colaborativas.


– Prototipação: etapa de “materialização” da solução proposta que será colocada à prova, preferencialmente, num contexto próximo do real.


– Teste: etapa fundamental cujos resultados são usados para o refinamento da solução proposta ou redefinição do problema inicial.


E o conceito de UX?


O UX utiliza diversos métodos e processos para projetar uma jornada contendo artefatos que poderão, juntos, proporcionar uma experiência positiva para o usuário.


O UX não cria experiência, ele cria os artefatos e projeta a jornada. A experiência pertence apenas ao usuário.


 

Quer ver como funciona na prática? Leia mais em: Design Thinking: Superando as Restrições




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page