top of page
  • Foto do escritorLygia Canelas

O que é Persona?

Atualizado: 16 de jul. de 2023

Entenda o que é e porque ela é tão importante.


Disponibilizei um modelo de questionário gratuito pra você baixar, ao final do artigo. Bem, vamos começar! O que é essa tal de Persona...


“Persona é um personagem semifictício, baseado em dados reais, que representa o cliente ideal de uma marca. Também é conhecida por buyer persona ou avatar.
Seu objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas”.

Victor Peçanha | Co-Fundador da Rock Content







Imagine que você pudesse conversar com o público da sua empresa, com os usuários da sua biblioteca e que eles dessem as dicas do que preferem, do que não é relevante, de como se sentem em relação ao seu produto ou atendimento e que falassem sobre si mesmos pra você entender o que os motiva?


A partir disso, você poderia criar melhores estratégias para criar serviços, conteúdos e produtos?


Com certeza sim!


A Persona surge para que você não trabalhe em cima de “achismos”, afinal o seu ponto de vista e o da sua equipe não corresponderá necessariamente ao que pensam os outros. Fatores demográficos, sociais, econômicos, gostos e preferências, mudam completamente as necessidades e a forma de consumir alguma coisa.


É preciso entender que você não poderá atender ao mundo todo, então foque em descobrir quem é o público e quais são as personas que o representam. A quantidade de personas ideal fica entre 3 e 5 no máximo.


Mas, Lygia, público e persona, não é tudo a mesma coisa? Não!


O público alvo possui um recorte maior da população e apresenta dados generalistas, uma visão ampla do grupo. Pra entender bem essa diferença, veja:


Público alvo: Mulheres e Homens entre 25 e 65 anos, com ensino superior completo, recebem um salário entre 5 e 10 mil reais, concentram-se na região Sudeste do Brasil.

Agora veja como são as personas:


Elas são criadas a partir da percepção de padrões que se repetem nas respostas coletadas em pesquisas, e a partir disso cada persona vai ganhar um nome, uma idade, uma foto e características. Ela vira um tipo de personagem com a qual você poderia contar uma história.


Fica mais fácil compreender as necessidades da personas e estabelecer a empatia com o seu cliente ou usuário real. Uma das formas de você coletar informações suficientes é por meio de questionários.


A gente utilizou a ferramenta Google Forms, gratuita e super simples de configurar, mas existem diversas outras opções no mercado. O modelo utilizado está disponível para download gratuitamente:


Modelo de Pesquisa de Persona - Biblioth
.
Download • 231KB

 

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page