• Alexandre Berbe

SEO: Search Engine Optimization

SEO (Search Engine Optimization) é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e recomendações que ajudam os buscadores, como o Google, a encontrarem conteúdos na internet.


Os mecanismos de busca são algoritmos especializados no rastreamento, indexação e ranqueamento desse conteúdos.


Com o uso de sistemas de inteligência artificial, esses buscadores são capazes de entregar resultados em ordem de relevância específica para cada usuário, além de eliminar conteúdos maliciosos e de baixa qualidade.



Por que eu deveria me preocupar com SEO?


Segundo o site Internet Live Stats, o Google processa, em média, 40 mil buscas por segundo. São 3,5 bilhões por dia. Uau!


Com SEO, você ajuda os buscadores a entenderem e apresentarem o seu conteúdo. Se ele for relevante e oferecer uma boa usabilidade para as pessoas, será melhor posicionado nos resultados de busca. Em termos de estratégia, isso significa melhorar a visibilidade para se destacar nesse oceano de informações presentes na internet.



Como faço SEO?


Para implementar a otimização de conteúdos, você pode utilizar várias estratégias:

  1. Definição de objetivos: aumentar o tráfego de visitantes, criar autoridade, gerar mais vendas, etc.

  2. Definição de personas: para identificar e entender o perfil das pessoas que vão consumir o conteúdo.

  3. Utilizar ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e Google Trends para entender comportamentos das pessoas, o que e como buscam, palavras-chave e tendências.

  4. Seguir recomendações de SEO para páginas, como criar URLs e títulos (headings do HTML) precisos usando termos relevantes, escrever textos escaneáveis e de fácil leitura.

  5. Desde 2016, o Google prioriza a versão mobile para critérios de ranqueamento. Por isso, otimize o seu conteúdo para dispositivos móveis, oferecendo uma boa usabilidade e carregamento leve.



Quer saber mais sobre o tema?

  1. Guia de SEO da Rock Content: https://bit.ly/artigo-seo1

  2. Diretrizes de SEO do Google: https://bit.ly/artigo-seo2

  3. Guia básico de UX Writing e SEO: https://bit.ly/artigo-seo3


3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo