top of page
  • Foto do escritorLuciano Melo

A primeira impressão do texto é a que fica? A pirâmide invertida (T)

Atualizado: 14 de jul. de 2023



Quer capturar a atenção dos leitores dos seus conteúdos textuais no ambiente online?


Esse leitor é uma pessoa geralmente acelerada e que está sempre sendo bombardeada no ambiente digital por inúmeros estímulos e informações de todos os lados.


A forma com que as pessoas leem foi se transformando com o surgimento dos novos suportes digitais - ou seja, as telas de tv, celular, tablets e computadores.


Seja para criar conteúdos no blog da sua biblioteca ou até para escrever um e-mail, você vai precisar aprender essa técnica do LIDE.


Você já reparou que toda boa notícia resume as principais informações no primeiro parágrafo, nas duas ou três primeiras linhas? E que geralmente elas respondem àquelas famosas perguntas:


quem, quando, onde, por que e como.

Isso no jargão jornalístico é chamado de LIDE. Em outras palavras, é a síntese daquilo que será tratado ao longo do texto.


Mas não é só isso! Nesse começo você deve inserir a ideia geral do texto incluindo a conclusão! Isso mesmo! Essa técnica, utilizada principalmente para fisgar os leitores mais apressados, é chamada de pirâmide invertida.


quem, quando, onde, por que, como, ideia geral do texto e conclusão.


Agora, imagine a letra T.


A base da pirâmide é a linha horizontal.


Nela devem estar as principais informações, aquilo que realmente importa que se saiba. Nesse início, os olhos percorrem da esquerda para a direita as informações.





Depois, a visão começa a percorrer o texto de modo vertical, como a linha de pé do T. Ou o afunilamento da pirâmide, da base maior para a menor.


Assim, fica a dica: segure seu leitor logo de início.



 

Mais dicas sobre esse tema? Leia também A arte de escrever bem.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page