top of page
  • Foto do escritorLygia Canelas

Meus valores inegociáveis

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Entenda quais são os meus valores inegociáveis norteadores no meu trabalho com experiência de usuários e gestão de informação digital.



Valores inegociáveis


Isso aqui eu não abro mão!

Sabe aqueles valores e princípios que você não abre mão de jeito nenhum?🤨🤔


Pois é, conheça quais são esses valores que orientam o comportamento, conteúdo e tomadas de decisão aqui no Bibliothinking.



Empatia


Significa sentir "com" as pessoas, conectar-se a elas. É identificar-se intelectual ou afetivamente com alguém, com uma ideia ou uma coisa. É um sinal de respeito e amor. É saber como é se sentir de determinada forma porque você busca dentro de si algo que se conecte com o que outro está sentindo ou vivendo, é dizer: você não está sozinho".



Respeito


Tratar a todos com respeito e empatia. É lidar da melhor forma com divergências, julgamentos e promover uma melhor comunicação e os ambientes. Diferente da tolerância, o respeito é reconhecer o outro e demonstrar isso ativamente.



Ter foco e responsabilidade


Tudo o que fazemos tem um impacto ao nosso redor, decisões que tomamos, compromissos que assumimos. Organize-se, planeje, siga cada etapa da viagem sem se perder no caminho. Aprenda a gostar do processo e valorizar o processo, pois o resultado é um ponto rápido que logo vai dar espaço a um novo processo. Você sempre passa mais tempo no processo e não pode viver comemorando resultados passados. Outro detalhe é que sem o processo não tem resultado, é a etapa mais importante, mas tem gente que foca somente no resultado e esquece que o resultado é consequência e está no futuro. O processo é o agora, o presente.



Compartilhar sempre


O maior erro é achar que ao compartilhar você vai ficar sem. Pense em todas as informações importantes para sua caminhada que você obteve quando alguém decidiu compartilhar, sem receber nada em troca. "A cooperação está acima da competição" (Manuel Castells) Compartilhar, ensinar, trocar e contribuir sempre.



Abraçar o novo


Acompanhar as mudanças e adaptar-se, inovar, explorar, compreender que tudo muda no mundo, o tempo todo e a gente também. Seus valores inegociáveis seguem com você, mas existem inúmeras habilidades, crenças e outros valores que irão mudar conforme você vivenciar a vida. Desapegue do desnecessário, mude, aprenda, seja leve e seja parte do seu mundo. Carregue apenas o essencial em sua jornada, a mochila precisa estar leve para que você possa caminhar mais longe. O que é essencial pra você? A criatividade mora no essencial e na leveza.



Aprendizado constante


Exatamente porque tudo muda, o tempo todo, é que o aprendizado nunca termina. Em todos os aspectos de nossa vida. Mais do que nunca, em uma sociedade global, com uma velocidade incrível de transmissão de informações, temos muito para aprender e também para ensinar.



 

Que tal agora entender mais sobre a relação do UX com a Biblioteconomia (lembra que eu me formei em Biblioteconomia, né?)




 

Conheça também nossos termos e condições de uso do site.



579 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page