top of page
  • Foto do escritorLygia Canelas

Conceitos de Ux: Affordances

Atualizado: 14 de jul. de 2023

Cada coisa com sua função.


Objetos e pessoas possuem um relacionamento, sabia? Pois é. Ao lidar com um objeto ou produto, temos que nos identifcar com ele de alguma forma e entender o que ele é ou para que serve, até poder utilizá-lo de fato.


Conheça o conceito de affordance. O termo proposto inicialmente pelo psicólogo James Gibson, se tornou popular entre designers e profissionais focados em experiência do usuário, quando Don Norman utilizou o conceito em seu livro O Design do Dia a Dia.


Affordance fala do relacionamento entre pessoas e objetos, ou seja, como uma pessoa identifica as funcionalidades de um objeto através de seus atributos? Conseguimos identificar como este objeto faz, ou como ele funciona apenas pelo seu formato, tamanho, articulações, material, peso, etc.?


As portas, por exemplo. Elas podem ser empurradas, deslizar horizontal ou verticalmente, ser giratórias, automáticas, existem vários tipos. Mas como sabemos a forma correta de interagir com elas? Quem nunca empurrou uma porta de correr, ou puxou uma porta que deveria ser empurrada.


Segundo Norman, esse não é um erro que o usuário comete por não saber como utilizar as portas, mas um problema de affordance, pois elas deveriam ser melhor projetadas, e ter o seu design pensado para que equívocos assim não ocorram.


O mesmo conceito se aplica no mundo digital. Como sabemos que determinada área do site é para ser clicada, e que em outra precisamos arrastar para ver mais informações, ou ainda, que precisamos inserir uma informação em algum campo? São coisas que aprendemos e, em certo momento, se tornaram padrões que usamos diariamente.


Desenhar um botão com o visual de um campo de campo de texto, certamente trará problemas para o seu site ou aplicativo. Por isso, compreender o conceito de affordance é um ponto importante quando pensamos em design de interação e experiência do usuário, pois assim conseguiremos projetar soluções que direcionam o usuário, de forma clara, ao objetivo ou tarefa que ele deseja realizar.


Neste vídeo, o próprio Norman fala um pouco sobre o conceito (em inglês).



E ai, gostou do post? Comenta aqui embaixo!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page