Conversational Design (CxD), ou Design Conversacional, se refere à pesquisa, planejamento e desenvolvimento das interações, por meio de interfaces de texto ou voz, entre pessoas e um agente conversacional com base na forma de comunicação utilizada no nosso cotidiano.
É bem provável que você já tenha passado pela experiência de interagir com uma interface conversacional. É cada vez mais comum pedir informações e receber atendimento de chatbots espertos, ou solicitar à mulher do Google para ajustar o alarme com um simples comando de voz.
O agente da central de atendimento da companhia telefônica e a inteligência artificial que facilita a consulta ao saldo da sua conta corrente daquele famoso banco também são exemplos de interfaces conversacionais.
O trabalho do designer conversacional envolve múltiplas disciplinas, tais como Design de Interação (IxD), Arquitetura de Informação, Ergonomia, Ciências Cognitivas, Comunicação, UX Writing, Computação Ambiental, … ufa!
Para a criação dos diálogos, é importante conhecer as personas, jornadas e histórias de usuários. O designer não deve pensar apenas nos contextos e fluxos de conversação, mas ter um bom entendimento da forma como humanos conversam entre si para projetar interações em sistemas digitais de forma natural e eficiente.
O assunto não termina aqui. Quer saber mais sobre o tema?
Artigo sobre as muitas atribuições do designer conversacional
E pra quem quer entender melhor como começar em UX Design leia este post: Pra quem quer atuar em UX.
Opmerkingen