• Alexandre Berbe

Design Conversacional

Atualizado: Fev 18


[Montagem] Um perfil de rosto fala, ao fundo um monitor de tela de computador e um microfone. Logo do Bibliothinking.

Conversational Design (CxD), ou Design Conversacional, se refere à pesquisa, planejamento e desenvolvimento das interações, por meio de interfaces de texto ou voz, entre pessoas e um agente conversacional com base na forma de comunicação utilizada no nosso cotidiano.


É bem provável que você já tenha passado pela experiência de interagir com uma interface conversacional. É cada vez mais comum pedir informações e receber atendimento de chatbots espertos, ou solicitar à mulher do Google para ajustar o alarme com um simples comando de voz.


O agente da central de atendimento da companhia telefônica e a inteligência artificial que facilita a consulta ao saldo da sua conta corrente daquele famoso banco também são exemplos de interfaces conversacionais.


O trabalho do designer conversacional envolve múltiplas disciplinas, tais como Design de Interação (IxD), Arquitetura de Informação, Ergonomia, Ciências Cognitivas, Comunicação, UX Writing, Computação Ambiental, … ufa!


Para a criação dos diálogos, é importante conhecer as personas, jornadas e histórias de usuários. O designer não deve pensar apenas nos contextos e fluxos de conversação, mas ter um bom entendimento da forma como humanos conversam entre si para projetar interações em sistemas digitais de forma natural e eficiente.


O assunto não termina aqui. Quer saber mais sobre o tema?






21 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo