top of page
  • Foto do escritorAlexandre Berbe

E esse tal de UX User Experience?

Atualizado: 16 de jul. de 2023

Aqui no Bibliothinking e em outros canais, estamos falando muito sobre essa tal da UX, ou Experiência do Usuário. Mas você sabe como surgiu esse termo?


Embora fortemente associada ao design digital, a experiência do usuário, por definição, está em qualquer lugar. Na biblioteca da sua faculdade, no seu restaurante favorito, no transporte público, no seu carro, na cafeteira da sua casa, nos apps que você usa.


Donald Norman, design thinker e cientista cognitivo, é considerado o pai do termo UX. Quando ele trabalhava para a Apple, na década de 1990, Norman renomeou o seu próprio cargo para “User Experience Architect” por entender que sua área de atuação era mais ampla.



“I invented the term because I thought human interface and usability were too narrow. I wanted to cover all aspects of the person’s experience with the system including industrial design graphics, the interface, the physical interaction, and the manual. Since then the term has spread widely, so much so that it is starting to lose its meaning.”
(Donald Norman, em uma entrevista para a Adaptive Path)

Tradução:


“Inventei o termo porque achava que interface e usabilidade humanas eram muito restritas. Queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo gráficos de design industrial, a interface, a interação física e manual. Desde então, o termo se espalhou amplamente, tanto que está começando a perder seu significado.”


Para Norman, o primeiro requisito para uma experiência de usuário exemplar é atender às necessidades exatas do cliente, sem complicações ou problemas.


Em seguida, vem a simplicidade e a elegância em produtos que despertam uma satisfação de possuir e uma alegria de usar. A verdadeira experiência do usuário vai muito além de oferecer aos clientes o que eles dizem que querem.


Visite os seguintes links para saber mais sobre UX:



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page