top of page
  • Foto do escritorAlexandre Berbe

Linguagem clara: o que isso tem a ver com UX?

Atualizado: 16 de jul. de 2023


Primeiro, um desafio: tente se lembrar da última vez que teve dificuldade para entender um texto. Palavras desconhecidas, jargões, linguagem intrincada…


Por muito tempo, essa era uma situação comum no contexto legislativo, jurídico e órgãos do Poder Executivo. Historicamente, a linguagem predominante era rebuscada, técnica e verborrágica.


Resultado: uma escrita hermética que poucos conseguiam decifrar.



Buscando tornar a informação acessível e democrática, começaram a surgir iniciativas para o uso da Linguagem Clara (ou Linguagem Simples).


Um dos precursores dessa ideia foi George Orwell. Em 1946, ele fez um manifesto em defesa de uma linguagem mais clara e concisa no Reino Unido.


Nos EUA, as primeiras propostas de “Plain Language” surgiram na década de 1970. Em 2010, Barack Obama criou a lei para um governo mais aberto e transparente em que a Linguagem Clara tinha papel fundamental.


No Brasil, o assunto começou a ter destaque após a criação da Lei de Acesso à Informação, em 2011. É possível encontrar iniciativas de uso da Linguagem Clara no Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo.


Todos podem se beneficiar com textos mais fáceis de ler e entender.


A acessibilidade, inteligibilidade e legibilidade de textos são três qualidades desejáveis em textos que visam uma boa experiência em produtos e serviços digitais. Tudo a ver com UX, não é?


Quer um exemplo?


Veja como o pessoal da Conta Azul fez para facilitar o entendimento dos seus termos de uso.




“Tornar a escrita mais clara e de fácil compreensão não significa utilizar uma gramática diferente. Não provoca perda de qualquer parte da mensagem, mesmo em documentos legais ou altamente técnicos. A linguagem clara é simplesmente o método mais eficiente da comunicação escrita, trazendo benefícios da compreensão, retenção, rapidez de leitura e perseverança.”
Elza Maria Ferraz Barboza, 2016.


Saiba mais sobre o conceito e iniciativas de Linguagem Clara:



Temos outras dicas de como escrever de forma mais clara e concisa aqui: "Redação para a Web".


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page