top of page
  • Foto do escritorAlexandre Berbe

Pesquisa de Design

Atualizado: 16 de jul. de 2023

O que é Pesquisa de Design, por que e quando fazer, e depois?



[Montagem] Fundo azul com quadriculado transparente, de linhas azul claro. Uma lupa no lado esquerdo observa a figura de 3 pessoas. Logo do Bibliothinking no canto superior direito.

O que é?


A pesquisa de design é usada para entender as pessoas, observando o seu comportamento dentro de um contexto, e descobrir insights em relação às suas experiências, motivações e necessidades.


Por que fazer pesquisa?


Com a pesquisa de design, buscamos criar empatia pelas pessoas e buscamos um entendimento autêntico das suas atividades, dores e rotinas. Assim, podemos identificar, com maior precisão, as necessidades dos usuários e usuárias e possíveis lacunas na experiência, responder hipóteses e entender os porquês.


Essa abordagem é baseada no design centrado no ser humano. Por essa razão, o pesquisador utiliza, principalmente, métodos de pesquisa etnográfica para coletar dados, tais como entrevistas e técnicas de observação.


A pesquisa evita a tomada de decisões com base em achismos, preconceitos ou pressuposições.



Quando fazer pesquisa?


A pesquisa é uma das primeiras atividades de um projeto novo, mas ela pode ser realizada em outras etapas de desenvolvimento de um produto ou serviço.

Por exemplo, podemos testar protótipos, validar soluções e gerar ideias em atividades de cocriação. A pesquisa de design é um processo iterativo e contínuo.



E depois da pesquisa?


Textos, gráficos, áudios de depoimentos, fotografias, vídeos, artefatos,… tudo isso, e muito mais, é resultado material da pesquisa de design. Acredite, pode ser meio caótico se não tiver um pouco de organização.


A seguir, esse material é analisado e sintetizado em murais de pesquisa (post-its na parede, eba!), personas, mapas de jornada do usuário, registros de histórias do usuário, mapas de ecossistema, relatórios e outros documentos.


Esse trabalho cuidadoso é muito importante para dar sentido e facilitar a visualização dos dados da pesquisa por todos os envolvidos no projeto. 😉


Quer saber um pouco mais?


Siga esses dois links da UX Collective para saber um pouco mais sobre a pesquisa de design:

  1. Muito além do teste de usabilidade: https://bit.ly/pesquisaux1

  2. Um guia de métodos de pesquisa (em inglês): https://bit.ly/pesquisaux2

; )



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page