• Alexandre Berbe

Você sabe a diferença entre Copywriting, Webwriting e UX Writing?

Atualizado: Fev 20



Se você está procurando informações sobre o mundo da redação para UX, já deve ter encontrado os termos Copywriting, Webwriting e UX Writing. Um pouco confuso, não é mesmo? Apesar das semelhanças, eles tratam de assuntos e objetivos bem diferentes.


Então, vamos entender cada termo…



Copywriting


Essa é a redação relacionada à publicidade e ao marketing para persuadir e influenciar pessoas, uma técnica para criação de conteúdos que levem as pessoas a tomar uma ação.


“A 60 milhas por hora, o barulho mais alto do novo Rolls Royce vem do relógio elétrico.”
Trecho de anúncio da Rolls Royce criado por David Ogilvy, em 1959


[montagem] Fundo amarelo, foto do anúncio original citado no texto. Ilustração de homem em um carro vermelho em movimento, acima dele a tradução do texto do anúncio já citada no post. Logo do Bibliothinking no canto superior direito.


Webwriting


Essa é a redação otimizada para o ambiente digital. O objetivo aqui é oferecer um texto adaptado à forma em que as pessoas fazem a leitura de textos em telas.


O redator foca a objetividade, linguagem clara e conexão de ideias em seus textos, assim como questões de SEO (como o Google encontra o seu conteúdo) e o link building (relacionar outros textos e conteúdos da web).


Quer saber mais sobre como as pessoas leem na internet? Leia esse artigo How People Read Online: New and Old Findings.


UX Writing


Técnica de redação voltada para a escolha de palavras e expressões presentes em produtos digitais, como aplicativos, sites, chatbots e assistentes de voz. O foco aqui é a utilidade do texto e a orientação do usuário durante o uso do produto.


Abaixo, temos um exemplo de texto de UX Writing: instrução para criação de uma senha.

Imagem de janela para login contendo campo para entrada de e-mail e outro para inserir senha. Abaixo está o texto em vermelho e em letras menores: A senha deve conter pelo menos 6 caracteres. A senha pode conter letras, números e pontuação.  Mais abaixo um botão verde com o texto “continuar”.

Pra ficar ainda mais claro, vamos indicar dois livros:



Leia também "A função do UX Writing".

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo